Nem só de água vive um atleta, principalmente quando se faz atividades de longa duração. A perda de eletrólitos (fontes de energia que ajudam a hidratação) no exercício pode levar à diminuição das concentrações sanguíneas de sódio e ocasionar a hiponatremia, provocando vômitos, náuseas e tonturas. A resposta para evitar problemas desse tipo durante um treino ou prova cabe dentro do bolso e não pesa quase nada: as cápsulas de sal.
Do que são feitas cápsulas de sal?
São suplementos compostos geralmente por sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo. Têm utilização recomendada em provas de longa distância ou treinos intensos, nos quais é necessário repor eletrólitos de forma eficiente.
Podem ser substituídas pelo sal de cozinha?
Não. Muitos atletas utilizam sal de cozinha, mas é importante deixar claro que não é a mesma coisa. Sal de cozinha é composto por cloreto de sódio apenas. Portanto, não possui os outros minerais presentes na cápsula.
O que a cápsulas de sal evita?
A função da cápsula está associada à prevenção de cãimbras e da hiponatremia, condição em que o nível de sódio no sangue cai abaixo de 130mmlo/l, gerando desde náuseas até perda da consciência, convulsões e paradas cardíacas.
O tempo de consumo
A recomendação de utilização depende do tempo da atividade e da intensidade da sudorese. Varia de uma a duas cápsulas (depende da concentração de sódio da cápsula e se o atleta faz uso de bebidas isotônicas) a cada uma ou duas horas de prova. Atletas que ficam com manchas brancas na roupa ou que observam a presença de granulos de sal no corpo têm uma necessidade maior de reposição.
Todos podem consumir?
Atletas hipertensos precisam consultar um médico, pois a utilização desse tipo de suplementação pode alterar a pressão arterial.
Onde encontro?
Está a venda no site e lojas físicas da Suplementaria o Repor Salt da Atlhetica, com 30 cápsulas.